2º Encontro Nacional da Mulher Securitária

29/11/2012 14:19

Cerca de 150 mulheres participaram do 2º Encontro Nacional da Mulher Securitária nos dias 24 e 25 de novembro, na Colônia de Férias dos Securitários, em Praia Grande - Litoral Sul de São Paulo. O objetivo do encontro foi dar continuidade ao 1º Encontro Nacional da Mulher Securitária realizado em 1992 e, com isso, ampliar as discussões dos temas que permeiam o cotidiano profissional e pessoal das mulheres.

 

Entre as 150 participantes de São Paulo, estiveram presentes representantes de entidades sindicais dos estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Brasília (Distrito Federal), Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Joinville (SC) e Sergipe.

 

Além do presidente da Federação Nacional dos Securitários (Fenespic) e Sindicato dos Securitários do Estado de São Paulo, Serafim Gianocaro, também prestigiaram o encontro os dirigentes sindicais: Adolfo Lima (presidente do Sindicato dos Securitários do Rio de Janeiro), Álvaro Franco (diretor do Sindicato dos Securitários de Joinville - SC), Gláucia Rodrigues (presidente do Sindicato dos Securitários de Mato Grosso do Sul), João Batista de Carvalho (presidente do Sindicato dos Securitários do Rio Grande do Norte). José Carlos Fagundes (diretor do Sindicato dos Securitários do Paraná), José Luiz Manhães (vice-presidente do Sindicato dos Securitários do Rio de Janeiro), Marcos Brites (diretor do Sindicato dos Securitários de Joinville - SC), Maria Antônia Barbosa de Melo Lopes (presidente do Sindicato dos Securitários de Sergipe), Silvane Campos de Almeida (presidente do Sindicato dos Securitários de Minas Gerais), Valdir Brusch (presidente do Sindicato dos Securitários do Rio Grande do Sul) e Wesley Quadros (diretor do Sindicato dos Securitários de Minas Gerais).

 

Debate

 

No sábado, ocorreu um debate sobre Violência contra a mulher’, mediado pelas jornalistas Kelly Lubiato e Léia Hirosse, com a participação de Rosemar Cardoso Fernandes, delegada titular da Delegacia da Mulher de Praia Grande; Isa Kabacznik, psiquiatra e pscoterapeuta; e Rumiko Tanaka, secretaria adjunto de finanças da Contec e secretária nacional para assuntos da criança e adolescente da UGT.

 

Palestras

 

Ainda no sábado, a executiva da HDI Seguros da Bahia, Alexandrina Maria Gouvêa, elucidou o tema ‘Poder do Agora e o Poder da Respiração’ e a consultora organizacional – com foco em qualidade de vida, Vânia Bastos Nacaxe, apresentou o tema ‘Conhecimento, criatividade e leveza. Mulheres Independentes’. Para finalizar, Rumiko Tanaka abordou o assunto ‘Histórico sobre a violência contra a Mulher’.

 

No domingo, o jornalista e consultor Luciano Pires ministrou a última palestra intitulada ‘Tudo bem, se me convém’.

 

 

Apoio fundamental das entidades sindicais - O encontro contou com o apoio da Fenespic e do Sindicato dos Securitários do Estado de São Paulo, sob a coordenação de Serafim Gianocaro, Luiza Franco, Iracema Andrade Silva e Rosana Dantas Lopes Pessoa.

 

Confraternização - No sábado à noite houve apresentação musical da banda de Daniel Prates, na oportunidade, foi feito sorteio de brindes às participantes.